©2018 by mariaclaudia-proctologia.com.br. Proudly created with Wix.com

Doenças Tratadas

Fissura Anal

​É uma fenda ou laceração na mucosa que recobre o ânus.

Como surgem as Fissuras Anais?

A maioria das fissuras anais surgem após um trauma, geralmente um esgarçamento do ânus. A causa mais comum são fezes volumosas e endurecidas, que provocam um estiramento além do limite da mucosa anal durante a evacuação. Outras causas são o sexo anal ou introdução de objetos de grande diâmetro pelo ânus. Diarreia prolongada pode causar irritação e lesão da mucosa anal, facilitando o surgimento de fissuras. Paciente com antecedentes de outras lesões no ânus, como hemorroidas ou fístulas anais também apresentam maior risco. Mulheres podem desenvolver fissuras após um parto normal.

Sintomas da Fissura Anal:

  • As fissuras anais costumam surgir no tecido que reveste o ânus e o canal anal, uma mucosa chamada anoderma. Ao contrário da pele, o anoderma não tem pêlos, glândulas sudoríparas nem glândulas sebáceas. Por outro lado, esta região é riquíssima em nervos responsáveis pela transmissão das sensações de tato e dor, o que explica por que as fissuras anais são tão dolorosas.

  • A fissura anal tem a aparência de um corte ou laceração na região do ânus. Se você imaginar o ânus como um relógio de ponteiros, com o paciente deitado de barriga para cima, as fissuras costumam ser uma laceração na direção vertical, que ocorre às 6h ou às 12h, como nas fotos abaixo. Fissuras fora desta localização costumam ser causadas por alguma outra doença.

  • O principal sintoma da fissura anal é a dor ao evacuar, que costuma ser muito intensa e pode durar por algumas horas após o fim da evacuação. A dor é tão forte que o paciente começa a ter medo de evacuar, o que pode piorar a constipação intestinal e tornar as fezes ainda mais duras e volumosas. Em 70% dos casos também ocorrem sangramentos após a evacuação, que costumam ser de pequena quantidade. Podem haver pequenas gotas de sangue no vaso sanitário, mas o mais comum é o sangramento apenas sujar o papel higiênico. A fissura anal também pode provocar coceira e sensação de irritação na região anal.

  • A fissura no ânus pode ter sintomas muito parecidos com os das hemorroidas, porém o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor mais intensa

  • De qualquer modo, o especialista para ambas as lesões é o proctologista, que através do exame da região anal saberá facilmente diagnosticar a causa da sua dor. Na maioria dos casos não é preciso realizar toque retal para diagnosticar uma fissura anal.

 

ATENÇÃO!

Todas as  informações médicas sobre doenças e seus tratamentos disponibilizadas neste site são destinadas, principalmente, aos leigos em medicina e têm por objetivo salientar os aspectos mais relevantes de cada assunto e não visam substituir a orientação médica.

Com isso, tais informações não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação, nem podem substituir a  relação  pessoal entre o paciente e o médico.

Fonte: Adaptado de: MD.SAÚDE.com, 2016. Fissura Anal - tratamento e sintomas. Disponível em: <http://www.mdsaude.com>. Acesso em: 06 abr. 2016.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now