Doenças Tratadas

Prolapso Retal

O que é Prolapso Retal?

Prolapso retal é a saída parcial ou completa da parte terminal do reto para fora do ânus.

 

Qual a causa do Prolapso Retal?

O prolapso retal pode originar-se de diversos fatores, que podem se somar, como esforço para evacuar, partos vaginais repetidos, enfraquecimento dos músculos de sustentação do reto e problemas neurológicos. O prolapso retal ocorre principalmente em crianças com menos de seis anos de idade, porque nelas a parede do reto ainda é frouxa e com pouca fixação aos tecidos mais profundos, e nas pessoas idosas, em que as estruturas anatômicas de sustentação do reto estão enfraquecidas. Entre os idosos é mais frequente em mulheres com mais de 60 anos, mas pode ocorrer fora dessa faixa, devido a um esforço intenso para evacuar ou à prisão de ventre. Nas crianças, pode estar associado a certas verminoses e à diarreia e nos adultos muitas vezes acontece juntamente com a prisão de ventre.

Quais são os principais sinais e sintomas do Prolapso Retal?

 

O sinal mais evidente é a presença de uma massa avermelhada que faz saliência na abertura do ânus, especialmente após uma evacuação, e que é o revestimento interno do reto. Essa massa pode sangrar e pode se tornar desconfortável e dolorosa. Com frequência existem condições associadas como incontinência fecal ou obstipação. Pode ocorrer também dor abdominal, sensação de uma massa no ânus, ardência, sensação de peso no ânus, dificuldade para defecar e sensação de evacuação incompleta.

 

 

ATENÇÃO!

Todas as  informações médicas sobre doenças e seus tratamentos disponibilizadas neste site são destinadas, principalmente, aos leigos em medicina e têm por objetivo salientar os aspectos mais relevantes de cada assunto e não visam substituir a orientação médica. Com isso, tais informações não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação, nem podem substituir a  relação  pessoal entre o paciente e o médico.

 

Fonte: Adaptado de: ABC.Med.br. 2016. O que devemos saber sobre o prolapso retal?. Disponível em: <http://www.abc.med.br>. Acesso em: 06 abr. 2016.

©2018 by mariaclaudia-proctologia.com.br. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now