©2018 by mariaclaudia-proctologia.com.br. Proudly created with Wix.com

Doenças Tratadas

HPV - Human Papiloma Virus

​O que é HPV - Human Papiloma Virus?

HPV é a forma abreviada de referir-se ao Papilomavírus humano, um grupo de mais de 100 tipos de vírus. O HPV pode ser eliminado do organismo sem causar problemas, mas se persiste, geralmente causa verrugas ou câncer, especialmente o câncer do colo do útero. O HPV pode ser transmitido por meio de contato íntimo pela-a-pele, como no sexo vaginal, anal ou oral. Hoje em dia, o HPV é a infecção mais comum transmitida por via sexual. O HPV é tão comum que praticamente todos os homens ou mulheres sexualmente ativos acabam por serem contaminados por ele em algum momento de suas vidas. Ele pode ser transmitido mesmo quando a pessoa infectada não apresenta sintomas e a pessoa contaminada pode vir a só exibir sintomas depois de anos após ter contraído o vírus. Há vacinas que podem prevenir as infecções pelos tipos mais comuns do HPV.

 

Como saber se a pessoa tem o HPV - Human Papiloma Virus?

As fissuras anais costumam surgir no tecido que reveste o ânus e

O diagnóstico do HPV geralmente é feito pelo exame ginecológico simples quando há verrugas presentes. Quando a mulher não apresenta nenhum sinal da infecção pelo vírus, o diagnóstico só é possível pelo exame Papanicolau e pela colposcopia, seguida ou não de biópsia. Quando permanece a dúvida do diagnóstico, o melhor exame a ser realizado é a captura híbrida, que detecta o tipo do HPV, se ele é de alto ou de baixo risco e determina também a carga viral.

 

Quais são as doenças que podem ser causadas pelo HPV - Human Papiloma Virus?
O HPV pode afetar a pele e as membranas incluindo a boca e a garganta, a vulva, a vagina, o colo do útero e o ânus. Assim, ele pode causar verrugas plantares, que são crescimentos rígidos e salientes que aparecem na sola dos pés, verrugas únicas ou aglomeradas nas áreas genitais ou nas margens do ânus e câncer, especialmente o câncer do colo do útero, mas também da vulva, vagina, ânus e pênis. Ele também causa câncer na parte posterior da garganta, inclusive na base da língua e nas tonsilas (amígdalas). Os tipos de HPV que causam verrugas genitais não são os mesmos que causam câncer. Não há como prever se uma pessoa que tem o HPV desenvolverá ou não câncer. As pessoas com um sistema imune enfraquecido são menos capazes de lutar contra o HPV e por isso são mais propensas a adoecer.

Como prevenir as infecções pelo HPV - Human Papiloma Virus?

  • A medida mais importante para evitar o HPV é estar vacinado. A vacina pode ser aplicada a partir dos nove anos, sem limite máximo de idade. As vacinas existentes são seguras e efetivas.

  • As mulheres devem ser monitoradas com relação ao câncer cervical, fazendo exames preventivos periódicos em consultas com os seus ginecologistas.

  • Use sempre camisinha nas relações sexuais.

  • Procure ter o mínimo de parceiros sexuais possíveis. Muitos portadores do vírus não apresentam sintomas, mas transmitem o HPV.

 

ATENÇÃO!

Todas as  informações médicas sobre doenças e seus tratamentos disponibilizadas neste site são destinadas, principalmente, aos leigos em medicina e têm por objetivo salientar os aspectos mais relevantes de cada assunto e não visam substituir a orientação médica. Com isso, tais informações não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação, nem podem substituir a  relação  pessoal entre o paciente e o médico.

 

Fonte: Adaptado de: ABC Med, 2016. HPV (Papilomavírus humano) e verrugas genitais. Disponível em: <http://www.abc.med.br>. Acesso em: 06 abr. 2016.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now